quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jovem morre após passar mal em academia treinando Jiu-jitsu



Arnaldo Neto

Foto: Reprodução Facebook









O jovem Matheus Rodrigues de Oliveira Portugal, de 28 anos, morreu na tarde desta quarta-feira, dia 9, após passar mal enquanto treinava na academia Arena Champs, na rua Barão da Lagoa Dourada, na Pelinca. Funcionários do local chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros, mas, na tentativa de acelerar o socorro, levaram o rapaz para o Hospital Álvaro Alvim, que fica próximo à academia, mas ele não resistiu e morreu logo depois.

De acordo com o proprietário da academia, Leandro Manhães, o Sete Bala, Matheus começou a treinar jiu-jítsu na Arena há cerca de dois meses. O jovem, antes de começar as atividades teria apresentado a documentação exigida. “A gente só pede um atestado médico dizendo que a pessoa está apta a praticar atividades físicas. Isso ele apresentou”, afirmou Sete Bala.
Segundo alunos da Arena Champs, que treinavam no momento que Matheus passou mal, o jovem teria participado de uma atividade simples, uma corrida pelo tatame. Ele teria saído para beber água e logo depois desmaiou. Colegas da academia afirmaram que o jovem não demonstrava nenhum indício de que estaria passando mal durante a atividade, foi repentino.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas preocupados com o estado de saúde de Matheus, alunos da academia levaram o jovem para o hospital mais próximo, o Álvaro Alvim. Ainda de acordo com os alunos da Academia, os bombeiros levaram cerca de dez minutos para chegar ao local. No atendimento, os bombeiros tentaram reanimar o Matheus, mas não obtiveram êxito.

O Conselho Federal de Medicina emitiu no ano passado o parecer nº 22/13 onde concluiu que “não existe obrigatoriedade de avaliação do cardiologista para todos os pacientes que solicitam liberação para atividade física. Contudo, devem ser encaminhados ao cardiologista os pacientes que pretendem fazer atividade competitiva, como também aqueles com alterações clínicas diagnosticadas ou suspeitadas”.

Embora não seja obrigatório, especialistas aconselham que antes da prática de qualquer atividade física, os iniciantes façam um exame completo para evitar complicações futuras.

As aulas e os treinamentos na Arena Champs prosseguiram normalmente na noite desta quarta.

Nenhum comentário: