terça-feira, 4 de março de 2014

Com 12 anos, Giovanni tinha 1,65m e pesava 90 kg. Agora, jovem tem 1,85m e 79 kg. Mudança na alimentação e prática esportiva diária ajudaram na redução de peso

Com dieta e esporte, tenista elimina 11kg e lidera o ranking paulista

Pesar 90 kg com apenas 12 anos de idade, 1,65m e sofrer com apelidos pelos colegas de classe. Essa era a vida de Giovanni Cury Fragalle, atualmente com 16 anos e líder do ranking paulista de tênis na categoria. 
- Comia muita fritura e tomava bastante refrigerante. Só queria saber de comer coisas que me faziam ficar mais gordo - conta o jovem.
Giovanni antes e depois do tênis (Foto: Giovanni Cury Fragalle/Arquivo Pessoal)Giovanni antes e depois do tênis (Foto: Giovanni Cury Fragalle/Arquivo Pessoal)
A mudança nos hábitos alimentares e da rotina do paulista de São Carlos começou em 2009, quando ele tinha 12 anos. Preocupada com a má qualidade de vida do filho, a mãe de Giovanni, a jornalista Claudia Cury, resolveu levá-lo em uma aula de tênis.
- Eu não me adaptava a nenhum esporte. No futebol sempre fui aquele atacante que fica na banheira, só esperando a bola e nunca correndo atrás dela - brinca o jovem, que, ao conhecer o tênis, se apaixonou pela modalidade.
         
- Um dia minha mãe me levou em uma aula de tênis e, por ser um esporte individual, tive que me esforçar mais. Quando acabou a aula percebi que o tênis era o esporte que eu sempre procurei e nunca mais parei de praticá-lo - conta Giovanni.
As aulas começaram a se tornar mais frequentes, e o adolescente passou a se destacar nos treinos, deixando pelo caminho os primeiros quilos.
Giovanni, com 12 anos, pesava 90 kg  (Foto: Giovanni Cury Fragalle/Arquivo Pessoal)Giovanni: 12 anos e 90 kg (Foto:Arquivo Pessoal)
- Com 14 anos fui chamado para treinar com tenistas profissionais e a disputar torneios. Já não era mais aquele gordinho de antes - diz o jovem.
Nessa época, conta o tenista, a mudança física já era nítida e as comidas gordurosas e os refrigerantes não faziam mais parte do cardápio.
- Como treinava quatro horas por dia, tive que passar por uma nutricionista para fazer uma reeducação alimentar e aguentar a rotina de treinos. Troquei as frituras e refrigerantes por frutas, verduras, legumes, vitaminas e sucos. Foi uma mudança fundamental para que eu melhorasse meu desempenho em quadra e perdesse vários quilos - explica.
Em dezembro de 2013, os anos de dedicação e esforço foram recompensados por uma conquista inédita ao tenista. O jovem alcançou a primeira posição no ranking paulista na categoria até 16 anos após vencer um torneio que contou com a participação dos oito melhores tenistas do stado de São Paulo.
- Foi uma emoção muito grande conquistar esse título e alcançar a liderança no ranking. Todo o esforço valeu a pena. Passei a ter uma vida mais saudável e espero continuar assim. Embora seja uma modalidade difícil, quero seguir a carreira de tenista e me tornar profissional. Esse, hoje, é o meu novo desafio - diz o atleta.
Quando relembra as mudanças em seu estilo de vida para alcançar o nível atual, o jovem faz uma análise positiva de todo seu esforço.
- Escutei muitas coisas quando era "gordinho", mas sempre levei na esportiva. Na verdade, tudo que ouvi me serviu de motivação para mudar de vida. Com o apoio dos meus pais pude alcançar meus objetivos e chegar onde estou hoje - finaliza Giovanni.
Giovanni, com 16 anos, jogando tênis (Foto: Giovanni Cury Fragalle/Arquivo Pessoal)Aos 16 anos e número 1 do ranking paulista, ele treina quatro horas por dia (Foto:Giovanni Cury Fragalle /Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário: