segunda-feira, 10 de março de 2014

VACINA CONTRA HPV

Começa a vacinação das meninas contra o HPV em Rio das Ostras

 
A partir desta segunda, 10 de março, a Prefeitura de Rio das Ostras passa a oferecer gratuitamente a vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos, para prevenção do câncer de colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde vai começar a imunização pelas escolas, públicas e privadas. Nesta segunda, as equipes estarão nas unidades municipais Fazenda da Praia, no Mar do Norte, Ciep Mestre Marçal, no Jardim Campomar, e na Escola Municipal Cidade Praiana, na localidade de mesmo nome. A ação de Rio das Ostras está alinhada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
A vacinação reduz o risco de, mais tarde, as adolescentes desenvolverem a doença, que hoje é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres. A vacina protege contra os subtipos HPV 16 e 18, que são responsáveis por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer em todo o mundo.
A imunização contra o HPV começa agora no Brasil, mas já é realizada com sucesso em países como Canadá, Suíça e México. Algumas famílias brasileiras já vacinavam suas filhas contra o HPV, pagando até R$ 400 por dose, na rede particular. Na rede municipal, as meninas serão imunizadas gratuitamente, atingindo o objetivo do Governo, de democratizar o acesso à Saúde.
“Os pais devem saber que a vacina é segura e eficiente na proteção da saúde das meninas”, esclarece a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri.
ESCOLAS - A Prefeitura de Rio das Ostras vai vacinar, de acordo com um cronograma, todas as adolescentes de 11 a 13 anos, nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003 matriculadas nas redes pública e particular de ensino. As alunas receberam antes um termo de autorização para que fosse assinado pelos responsáveis. Só receberão a vacina, as estudantes que apresentarem o documento firmado pelos pais.
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, as meninas deverão tomar três doses da vacina contra o HPV. A primeira dose será ministrada agora em março. A segunda, após seis meses, e a terceira, cinco anos depois da primeira dose. A vacina contra o HPV também estará disponível nas unidades de Saúde durante todo o ano, após a campanha nas escolas.
CRONOGRAMA – Todas as meninas do Município, dentro da faixa etária definida, receberão a vacina, desde que o procedimento seja autorizado pelos responsáveis. A Prefeitura prevê a vacinação de 3 mil pessoas. Nesta primeira semana, a vacinação acontece de acordo com cronograma abaixo. A imunização nas demais unidades escolares, públicas e privadas será divulgada posteriormente.
Fonte: Secom

Nenhum comentário: