segunda-feira, 3 de novembro de 2014

IFF implanta curso de Música

Música: IFF implanta curso



Há um provérbio sânscrito que diz que “não há maior conhecimento do que se tornar um músico”. Campos-RJ pode comemorar porque essa área de conhecimento acaba de ganhar um grande espaço na cidade. A Licenciatura em Música será oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, o IFF, no campus Campos-Guarus, por meio do Concurso Vestibular 2015. Quem quiser participar do curso, que tem duração de quatro anos, deve se inscrever até esta sexta-feira (7), exclusivamente pela Internet, no endereç
Quem mora em Campos e ama música não precisará mais sair da cidade para estudar esse ramo de conhecimento em outro local, como nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Da mesma forma, quem mora na região e gosta de música pode se programar para estudar em Campos, ao invés de ir para os grandes centros urbanos. O IFF está oferecendo 35 vagas, nessa primeira etapa, e o curso será composto por disciplinas nas áreas de ensino de música, teoria e prática.
A ideia de implantação do curso surgiu com base na demanda da cidade por formação de profissionais nessa área de conhecimento. Além disso, com a abertura desta licenciatura, o IFF aposta na formação de novos talentos musicais — locais e regionais. A proposta é formar professores que propaguem a arte musical.
— Eu acho de grande valor a implantação deste curso em Campos. A cidade está precisando. Aqui, só existe curso de música pago, e é muito caro para quem ganha um salário mínimo e mora em comunidades menos favorecidas. Esse curso é uma oportunidade para que as pessoas que não possuem dinheiro possam estudar música — comentou o músico campista Water da Silva, de 25 anos.
As aulas serão ministradas nos turnos da tarde e da noite. As disciplinas práticas acontecerão no Laboratório de Música que existe no campus Campos-Guarus. O profissional formado no curso de Licenciatura em Música poderá atuar na rede privada de ensino, em organizações do terceiro setor ou, ainda, em iniciativas que englobem atividades educacionais. Além disso, o curso do IFF vem auxiliar Campos-RJ no cumprimento da Lei nº 11.769.
— Esta lei tornou obrigatório o ensino de música em todas as escolas de educação básica. A oferta desse novo curso no IFF é uma resposta a essa determinação — comentou o coordenador do curso, Hélio da Silva Júnior.
IFF quer atrair estudantes daqui e de outras regiões
Inicialmente, o IFF queria atender, com esse curso, a população de Campos e, também, do Norte e do Noroeste fluminenses. Mas, a ideia atual é que o curso receba, ainda, estudantes de Minas Gerais e do Espírito Santo. “O interior do Estado do Rio tem uma deficiência de artes em geral e o curso vem para minimizar essa carência”, comentou a professora Raquel Fernandes, que integra a equipe responsável pela implantação do novo curso.
Morador de Campos, o guitarrista, violonista e vocalista Pedro Henrique Meirelles acredita que Campos possui uma história musical muito forte, mas esta história foi perdida com o tempo e com o descaso político.
— As liras, por exemplo, caíram no esquecimento e acabaram, o que é uma pena. Durante muito tempo, as opções de estudo musical em Campos ficaram restritas a escolas particulares. Algumas destas escolas faliram, como o Conservatório de Música. Ter uma Licenciatura em Música em uma escola federal é só o começo para o ressurgimento de um real cenário musical na cidade. O curso também tem uma função nobre de formar professores de música. Este curso do IFF pode ser o pontapé que precisamos, até mesmo para o resgate da cultura musical — comentou o músico autodidata, que atuava na extinta banda campista de rock e protopunk Mojo, detentora de um EP com composições autorais.

Nenhum comentário: