sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Acidente destrói nave no EUA

Acidente destrói nave de turismo espacial nos EUA

Um dos pilotos teria morrido e outro ficado ferido após queda da SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, empresa do bilionário britânico Richard Branson, durante voo de teste sobre o Deserto de Mojave, na Califórnia



Às vésperas do halloween, a bruxa aparentemente está solta entre as empresas que se dedicam às viagens espacias. Três dias depois da americana Orbital Sciences perder o foguete Antares e a cápsula não tripulada Cygnus em missão de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS), a Virgin Galactic, empresa de turismo espacial do bilionário britânico Richard Branson, informou que sua nave suborbital, SpaceShipTwo, caiu durante um voo de teste sobre o Deserto de Mojave, na Califórnia, matando um dos pilotos e deixando o outro gravemente ferido.
Em comunicado, a Virgin Galactic informou que a nave “sofreu uma séria anomalia” que resultou em sua perda. Já o avião especial de transporte WhiteKnightTwo, responsável por levar a SpaceShipTwo até a altitude de lançamento, pousou em segurança em uma base próxima. De acordo com a empresa, sua primeira preocupação é com os pilotos, únicos tripulantes do veículo neste que foi o primeiro teste de voo autônomo da nave desde janeiro, cuja situação até o momento da comunicação ainda era desconhecida pela empresa. Mas, segundo a Polícia Rodoviária da Califórnia, que atendeu chamado para o local da queda, um deles morreu e o outro, gravemente ferido, foi levado para um hospital. Seus nomes, no entanto, ainda não foram divulgados. Relatos locais dão conta que o rastro de destroços da nave se estende por mais de três quilômetros.
Com capacidade para seis turistas espaciais, além dos dois pilotos, a SpaceShipTwo deveria fazer suas primeiras viagens comerciais no ano que vem. A Virgin Galactic cobra cerca de US$ 250 mil pela passagem para seus voos suborbitais até cerca de 100 quilômetros de altitude e nos quais os turistas poderão experimentar cinco a dez minutos em um ambiente de microgravidade similar ao sentido por astronautas.
Em sua conta na rede social Twitter, Branson lamentou o acidente, agradeceu as mensagens de apoio e e disse estar embarcando “imediatamente” para os EUA para ficar com sua equipe.


Nenhum comentário: